quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Dica da Semana – O que é uma colheitadeira do tipo HÍBRIDA?

O sistema híbrido nada mais é que o sistema convencional de trilha por cilindro e côncavo e um conjunto composto por dois separadores rotativos. Neste tipo de maquina não temos a presença do Rotary Separator e dos saca-palhas. Os separadores rotativos irão realizar a separação dos grãos contidos na palha expelida pela trilha da máquina.

Como funciona:
A diferença no funcionamento baseia-se em realizar uma separação por movimentos rotativos de compressão e expansão da palha, permitindo que o grãos aderido ou inserido no meio da palha desloque-se para a superfície do côncavo e seja enviado para a área de limpeza da máquina.
Aplicações:
É um sistema de separação especialmente desenvolvido para grandes volumes de palha inclusive com alto teor de umidade. Atualmente este sistema é largamente empregado na colheita de arroz, pois da forma que movimenta a palha (muitas vezes verde e molhada), consegue remover eficientemente o grão do arroz aderido à palha. Além do arroz, também pode ser utilizado para colher outras culturas, como soja, milho e trigo. Basta apenas realizar os ajustes necessários de cilindro e côncavo de trilha e do separador rotativo, e a máquina está pronta para colheita. Com isso o produtor tem a opção de diversificar seus cultivos sem a necessidade de ter outro equipamento ou alugar.



Fonte: NHExpert, por Luiz Miotto

Nenhum comentário:

Postar um comentário