quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Plantio de arroz cai com baixo preço, alto custo e clima

A área de plantio com arroz deve apresentar forte retração de 9,5% na safra 2011/12, para 2,55 milhões de hectares, conforme o quarto levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado hoje. Segundo a Conab, a redução da área semeada é provocada pela "dificuldade de comercialização, preços poucoatrativos, aumento no custo de produção e falta de água nos reservatórios".

Os técnicos da estatal explicam que a variação na área está relacionada ao arroz da região Centro-Sul, uma vez que nas regiões Norte e Nordeste, a semeadura é feita a partir de deste mês "e os produtores dependem do comportamento do clima para definiram o tamanho da área que irão cultivar".

A produção nacional de arroz pode ficar ao redor de 11,46 milhões de toneladas em comparação com 13,61 milhões de t na safra 2010/11 (menos 15,8%). De acordo com a Conab, os mananciais de irrigação do Rio Grande do Sul ficaram abaixo da capacidade de irrigação e a previsão é de chuvas abaixo da média para o próximo trimestre. Para as regiões Norte e Nordeste, cuja semeadura começa a partir deste mês, o clima também é fator limitante na intenção de plantio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário